As inúmeras aplicações da Microaspersão, Eventos e Locações

Quais são as estratégias mais interessantes para a cenografia de eventos?

janeiro 2, 2019

Comumente associada às artes e espetáculos, a cenografia também pode fazer muito pelo seu evento e já é uma tendência para quem trabalha com esse tipo de organização. Trata-se da cenografia de eventos, que ajuda a chamar a atenção do público para a sua ação, a divulgar uma marca e muito mais.

Neste post, vamos explicar como e de que forma usar esse tipo de recurso, com que ferramentas e em que eventos explorá-lo.

Se você ficou interessado no assunto, continue lendo e comece a usar agora mesmo a cenografia de eventos nos seus próximos trabalhos.

Saiba o que é cenografia

Como o próprio nome dá a entender, a cenografia de eventos é tudo aquilo que ajuda a compor o cenário de uma ação. Vai desde a iluminação, sonorização, sinalização até o vestuário das pessoas envolvidas nela.

A ideia é preparar o ambiente de acordo com o que o evento quer comunicar, e passar essa ideia de modo agradável e eficiente.

Entenda a importância da cenografia de eventos

Você pode achar que isso é bobagem ou que o item está sendo supervalorizado. Mas alguém imagina um garçom servindo sem estar vestido de acordo com sua função e sem conseguir comunicar o que ele faz para quem precisa recorrer a ele?

E como achar determinada sala de palestra em um evento sem que ela esteja devidamente sinalizada?

Em ações maiores, alguém pensa em uma festa de uma empresa sem o logotipo da homenageada ou muitos balões para dar essa ideia de comemoração?

Esses são alguns exemplos simples da importância da cenografia de eventos, que pode ser ainda mais explorada com novas tecnologias e ferramentas e deixar seus clientes encantados e, principalmente, fidelizados.

Veja como aplicar os recursos

Investir em cenografia de eventos pode ser muito mais do que simplesmente decorar um espaço. Pode ser o momento certo de fisgar um cliente com sua experiência e know-how.

O primeiro passo é mapear o evento, entender o que ele quer comunicar e maximizar isso. O lançamento de um produto, por exemplo, pode ganhar novos ares se os convidados do seu evento forem recebidos por uma recepcionista virtual, um holograma que apresenta ou demonstra o produto.

O marketing sensorial é outra forte tendência no setor. Que tal recorrer à memória olfativa dos seus convidados para lançar um perfume? Como? Usando um sistema de microaspersão e “espalhando” a fragrância que está sendo divulgada em uma fina névoa no ar.

O mesmo sistema cria uma névoa sobre a qual se pode construir um cenário inteiro. Por exemplo, em ambientes que querem dar um ar de floresta, essa névoa pode ser integrada à vegetação, ampliando esse clima. O mesmo efeito pode ser obtido em festas que tenham decoração noturna ou de tema mais “dark”, com a névoa ajudando a compor a locação sombria.

Cogite ainda fazer uma projeção de um produto ou do anunciante sobre FogScreen, uma cortina de névoa seca que funciona como uma tela e mostra imagens que flutuam no ar. Ela pode, ainda, ser atravessada por pessoas ou objetos.

Em eventos temáticos, invista na reprodução de épocas e momentos com o cinema 4D. Nele, seus convidados poderão sentir movimentos, vibrações, sons, luzes e até uma leve sensação de aspersão de água a partir de um contexto da história criada por você e sua equipe. Não é incrível?

Como vimos, a cenografia de eventos ajuda a comunicar uma ideia que se quer passar, fixa a marca na mente do cliente e o fideliza.

Ou seja, é um elemento que pode ser explorado em pequenas coisas, como a sinalização de um evento e a uniformização de um staff, até deixá-lo inesquecível, com o uso de projeções em realidade virtual e de marketing sensorial.

E agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal conferir nossas 5 dicas para atrair público?

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