A indústria têxtil está intimamente ligada ao mundo da moda. Por esse motivo, a aplicação de processos tecnológicos na área permite a redução de custos na produção e uma maior efetividade no trabalho dos colaboradores. Essa economia na matéria-prima e nos processos pode resultar em bilhões de reais que deixam de ser gastos ao longo do ano.
Assim, o avanço da tecnologia para a indústria têxtil traz novas possibilidades no que se refere à produção de tecidos e sinaliza mudanças consistentes na forma como as roupas são pensadas e fabricadas.
Quer ficar por dentro dessas inovações? Continue lendo e confira as novidades!
Entenda mais sobre as novas tecnologias para a indústria têxtil
A tecnologia aplicada ao processo de fabricação dos tecidos permite inovações que podem render muito dinheiro e poupar tempo para a indústria da moda. Os tecidos tecnológicos que mudam de cor, que se regeneram, ou são à prova d’água já são uma realidade!
Assim, cada vez mais é importante prestar atenção nas condições de fabricação desses produtos. Manter a umidade do ar em nível adequado, por exemplo, é uma das formas de garantir a eficácia dos processos e a maior qualidade das mercadorias.
Veja as inovações mais interessantes da indústria têxtil
A microaspersão de água em alta pressão
A climatização por microaspersão é muito interessante, porque cria um microclima apropriado e controla a umidade nos processos industriais para um nível esperado. Há diversos benefícios em adotar essa ideia, entre eles a diminuição no índice de paradas das máquinas e um grande aumento de produtividade.
Além disso, há menor desgaste do maquinário, maior confiabilidade no corte de tecidos, uniformidade e redução de erros ou imperfeições. Sem falar que ocorrem menores riscos de ocorrência de de autocombustão, explosões e incêndios.
O uso de sewbots
Os sewbots são tecnologias sofisticadas responsáveis por acelerar a produção tradicional com uma menor margem de erros e custo reduzido. Eles consistem em robôs munidos de softwares, capazes de atuar na fabricação dos tecidos de uma maneira muito mais precisa e rápida do que os seres humanos fariam.
O uso das máquinas para realizar ações repetitivas, como etiquetar e controlar o estoque, já é algo bastante comum em diversos segmentos industriais.
A impressão 3D
A impressão 3D é uma técnica que está se desenvolvendo de maneira impressionante. Ela promete a redução do desperdício e o apropriado descarte de resíduos, produzindo tecidos tecnológicos nunca antes imaginados — e em pouquíssimo tempo.
A impressão de tecidos por jateamento chamada Cosyflex, por exemplo, permite criar infinitas variações de tecidos com qualquer estampa, padrão ou recortes.
A presença da inteligência artificial
Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial (IA) utilizada na indústria têxtil não tem relação com a substituição do pensamento humano. Sua busca é por facilitar e otimizar os processos para produzir mais e melhor.
No marketing, a IA é utilizada para coletar e analisar dados para identificar o comportamento de consumo dos clientes e realçar suas preferências, direcionando melhor a propaganda e ações promocionais.
A aplicação da inteligência artificial na indústria têxtil passa pela elaboração de tecidos com elementos tecnológicos que conseguem responder a diferentes estímulos, como a temperatura. Assim, em uma situação de estresse, como durante a prática de atividades físicas, o tecido em questão pode auxiliar na queima de gordura e no combate à celulite, por exemplo.
O avanço da tecnologia para a indústria têxtil abre espaço para infinitas possibilidades no que se refere aos novos processos de fabricação de tecidos. Por isso, é muito importante compreender a magnitude desses avanços para o investimento em sua aplicação prática. A redução de custos e a capacidade de oferecer soluções inovadoras são apenas algumas das suas possibilidades da tecnologia para a indústria têxtil
Já conhecia alguma dessas inovações? Conte nos comentários o que você pensa sobre os avanços da tecnologia no ramo têxtil.
1 Comment
Aos olhos dos técnicos têxtil tradicional as novas técnicas de processar tecnologia de produção são o futuro já implementar da indústria 5.0 não vamos retroceder aos teares de lançadeira.