Você está pensando em instalar um novo sistema de resfriamento de ambientes e está em dúvida sobre o que escolher: o clássico ar-condicionado ou uma novidade, como o sistema de microaspersão.
Para resolver qualquer indecisão sobre o tema e ainda apresentar as potencialidades de cada sistema, elaboramos este artigo. Nele, vamos explicar como cada um funciona, seus benefícios, desvantagens e se ar-condicionado e microaspersão podem trabalhar em conjunto.
Se você ficou interessado, continue lendo e aprenda as diferenças desses sistemas de resfriamento de ambientes.
Como funciona um ar-condicionado?
O sistema clássico, na hora de fazer o resfriamento de um ambiente, funciona por meio de um aparelho que basicamente suga o ar quente e o faz passar por um evaporador, em volta de uma serpentina cheia de gás. Esta resfria o ar e o devolve para o local, abaixando assim a sua temperatura.
Entre as vantagens desse tipo de sistema está o baixo nível de ruído dos aparelhos de ar-condicionado tipo split, seu design sofisticado e a presença de filtros purificadores com bioativos que eliminam odores, impurezas e microrganismos.
A desvantagem fica por conta do consumo de energia elétrica — mesmo para os aparelhos mais modernos e econômicos —, que é grande e certamente pesa no orçamento e, se sem a manutenção periódica e adequada, pode levar a proliferação de doenças.
Em geral são usados em ambientes fechados, com pé-direito baixo e pouca circulação de ar.
O que é microaspersão?
Já a microaspersão é um sistema que produz micropartículas de água aspergidas em alta pressão, formando uma espécie de névoa. Em contato com o ar, essas gotículas evaporam instantaneamente. Esse processo auxilia na redução da temperatura bem como no controle da umidade relativa e na melhoria da qualidade do ar, por exemplo. O sistema é muito utilizado na indústria, no comércio e no agronegócio, e oferece maior conforto térmico, melhoria na umidade do ar e controle de odores. Pode ser usado ainda para a criação de efeitos especiais na névoa criada.
A instalação do sistema é rápida, prática e também bastante econômica. Necessita apenas de água limpa e energia para funcionar, mas de baixo consumo.
O sistema de microaspersão é mais indicado para locais abertos e semiabertos (em especial com pé direito mais alto), onde o uso do ar-condicionado ficaria inviável, pela estrutura do espaço ou por seu custo e tempo de instalação e consequente consumo de energia.
Diferentemente do que muitos pensam, a microaspersão não molha, e sua névoa é acionada por meio de um painel temporizador que permite que o sistema funcione conforme os parâmetros desejados.
Em um sistema de ar-condicionado, a pessoa pode escolher a temperatura desejada. Já na microaspersão, quanto maior a temperatura, menor a umidade e maior a circulação de ar do local, melhores serão os resultados. Mas não é possível determinar a temperatura exata que se quer atingir . A temperatura pode ser reduzida até 12ºC.
É possível usar ar-condicionado e a microaspersão juntos?
Caso você já tenha um ar-condicionado instalado na sua empresa ou comércio, mas esteja querendo dinamizar o seu funcionamento, saiba que pode usar os dois sistemas conjuntamente.
É que a microaspersão ajuda a estabilizar a umidade relativa do ar, ou seja, é o fim da clássica sensação de ressecamento produzida pelo aparelho de ar-condicionado.
A climatização com microaspersão também produz o efeito pre-cooling, em que resfria a entrada do ar nos condensadores do ar-condicionado. Ou seja, o ar que entra no aparelho já é mais fresco, o que faz com que o compressor desse aparelho opere com maior economia e eficiência. Isso significa que ela proporciona um aumento do fluxo de gás refrigerante, consumo muito menor de energia e aumento da capacidade de refrigeração. Trata-se de uma solução sustentável, rentável e de excelente custo-benefício.
Como vimos, os aparelhos de ar-condicionado continuam tendo o seu lugar no mundo na hora de resfriar um ambiente. Mas, para suprir outras necessidades que eles não dão conta, existe o sistema de microaspersão. Econômico, fácil e rápido de instalar, ajuda a baixar a temperatura e melhora a qualidade e a umidade do ar.
Ar-condicionado e microaspersão ainda podem ser usados juntos, tornando seu sistema de refrigeração muito mais eficaz e econômico.
Agora que você já conhece um pouco sobre os dois sistemas, que tal entrar em contato com a Prime Tech e fazer uma consultoria?
No Comments