Se você está pesquisando sobre os diversos métodos de climatização disponíveis, deve ter encontrado — em alguma busca na internet — informações sobre o fan coil: equipamento para climatizar grandes ambientes. Mas, você sabe como funciona o tratamento de ar para fan coil?
Essa alternativa de refrigeração funciona como um sistema de ar-condicionado, porém utilizando água gelada para resfriar o ar ao invés de fluídos refrigerantes. Ele tem como principal função filtrar e resfriar o ar.
Vamos aprender mais sobre o tema e conferir se é a melhor opção para você? Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!
Veja quais são as recomendações para o uso do fan coil
Como citamos anteriormente, o fan coil é utilizado em grandes projetos que precisam de uma maior capacidade térmica de dissipação, como é o caso de:
- shopping centers;
- prédios comerciais;
- cinemas;
- pavilhões de eventos;
- hospitais;
- teatros;
- galpões;
- grandes escritórios;
- bancos;
- indústrias de tabaco;
- laboratórios industriais;
- laboratórios de eletroeletrônicos
- indústrias têxteis
- indústrias alimentícias;
entre outros segmentos.
Para você ter uma ideia, ele pode melhorar o clima de um andar inteiro em um prédio.
Entenda como funciona o fan coil
O fan coil funciona da seguinte maneira: há uma caixa (chamada de módulo), com uma serpentina de alumínio ou cobre pela qual circula a água gelada. Além disso, há um sistema de exaustão que capta o ar do ambiente.
Dessa forma, o ar passa pelos filtros e pela serpentina de água gelada, onde ele será refrigerado e insuflado novamente ao ambiente, já filtrado e refrigerado.
É necessário ter atenção com a manutenção preventiva desses equipamentos, que envolve a limpeza e a troca dos filtros e serpentinas, verificação dos rolamentos dos motores e muito mais. Afinal, o cuidado adequado com o produto influencia diretamente na sua eficiência e durabilidade.
Saiba como a microaspersão ajuda a controlar a umidade do ar
Como vimos, o fan coil é uma alternativa para a climatização de grandes ambientes. No entanto, quando o ar resfriado passa pela serpentina, ele acaba perdendo a sua umidade.
Por isso, é importante utilizar a microaspersão — ou seja, o procedimento em que micropartículas de água são aspergidas em alta pressão — com o intuito de corrigir e controlar a umidade do ar para que se obtenha a menor taxa de variação possível. Esse processo deve ser utilizado como um complemento do fan coil.
O tratamento de ar para fan coil é uma dentre as diversas alternativas para refrigerar grandes ambientes. Porém, é preciso contar sempre com a microaspersão como um complemento para garantir o controle da umidade. Sendo assim, ressaltamos sempre a importância de estudar bem o ambiente para escolher o sistema de refrigeração mais adequado para atender as suas necessidades.
E então, ficou com alguma dúvida sobre a microaspersão? Entre em contato conosco para que possamos entender melhor a sua demanda e indicar um produto que apresente o melhor custo-benefício para o seu caso!
No Comments