As inúmeras aplicações da Microaspersão

Como o pre-cooling pode melhorar o desempenho das estruturas climatizadas durante o verão

novembro 14, 2019
Tempo de leitura 3 min

O calor é uma época em que se faz mais uso de sistemas de resfriamento, tanto em casas como em estabelecimentos comerciais. Contudo, o uso intensivo desses sistemas, como o de ar-condicionado, pode provocar o superaquecimento. Com ele, transtornos como as paradas durante o funcionamento, chamadas “paradas quentes”, podem ocorrer. Isso é ainda mais comum em grandes espaços, que fazem uso frequente de condensadores de ar-condicionado, assim como em grandes lojas, shoppings centers e data centers.

Neste artigo, apresentaremos uma solução para impedir que os condensadores sofram paradas quentes em função do superaquecimento, evitando que os equipamentos fiquem sobrecarregados durante os dias mais quentes. Veja como o pre-cooling pode melhorar o desempenho das estruturas climatizadas durante o verão!

O que é o pre-cooling?

O pre-cooling é um sistema que resfria o ar que penetra nos condensadores dos aparelhos de refrigeração por meio da microaspersão, que gera a redução da temperatura do ar. É um sistema prático, que gera micropartículas de água por meio de alta pressão. Por serem evaporadas de forma instantânea, as gotículas têm uma ação mais uniforme.

A microaspersão é um método que pode ser aplicado em diferentes situações, inclusive no caso do pre-cooling, cujo uso é recomendado para lugares com estruturas de resfriamento ou em que possuam muitos condensadores. Em ambientes onde há muita movimentação de pessoas, ele é uma opção satisfatória para manter uma temperatura agradável.

O condensador é um trocador de calor, ou seja, ele libera para o ambiente externo (fora do sistema de refrigeração) todo o calor que foi absorvido no evaporador e produzido no processo de compressão. A troca de calor entre o fluido refrigerante e o condensador acontece assim: o ar mais frio passa em torno dos tubos do condensador, que é mais quente, permitindo a absorção de calor por meio do método de convecção.

Como ele funciona?

O pre-cooling libera micropartículas de água nas serpentinas do chiller, evaporando imediatamente ao entrar em contato com o ar externo presente na entrada do condensador. Também evapora rapidamente quando entra em contato com alguma superfície quente, havendo, portanto, uma troca de calor que contribui para melhorar a eficiência do chiller.

A taxa de remoção de calor aumenta, bem como se reduzem a um nível satisfatório a pressão e a temperatura do gás refrigerante.

Quais são as vantagens do equipamento?

O sistema oferece muitos benefícios para o usuário, como:

  • redução no consumo de energia elétrica: o pre-cooling ajuda a diminuir, de forma sustentável, o consumo de um sistema de refrigeração em até 15% ou 25%;
  • aumento na durabilidade dos equipamentos: o sistema trabalha com uma pressão mais baixa, evitando “forçar” demais os aparelhos;
  • maior eficiência dos equipamentos: devido a pressões menores e à consequente pressão maior de retorno, o potencial de refrigeração é otimizado;
  • facilidade de instalação: não é preciso fazer muitas mudanças, aproveitando da melhor maneira a infraestrutura local e ajudando a reduzir gastos;
  • redução do risco de paradas.

O pre-cooling é um sistema baseado na microaspersão de água que ajuda a evitar superaquecimentos dos condensadores de equipamentos de refrigeração, impedindo paradas indesejáveis, principalmente durante o verão. Dessa maneira, conquista-se eficiência energética e mais produtividade dos equipamentos. É possível comprar ou apenas locar por um determinado período um desses sistemas para melhorar o potencial dos ares-condicionados!

O que achou da sugestão do texto? Deseja conhecer melhor sobre esse assunto e outras dicas interessantes? Curta a nossa página no Facebook e veja nossas outras publicações!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário