Para que o estoque de café preserve suas características originais adequadamente, é preciso investir no armazenamento correto. Dessa forma, é possível, também, evitar perdas qualitativas e quantitativas nos grãos.
Além de cuidados de manejo e na estruturação do ambiente, é importante atentar-se para a climatização de galpões. Esse detalhe faz toda a diferença para afastar a possibilidade de deterioração e contaminação do produto.
Quer saber como fazer esse procedimento e garantir bons resultados? Confira as dicas e orientações deste artigo e tenha um café de qualidade ímpar.
Quais são as características ambientais ideais para armazenar o estoque de café?
Existem duas maneiras de armazenar o estoque de café: em tulhas ou em bags que ficam guardados em armazéns. No primeiro caso, as tulhas devem ser construídas perto de secadores ou instalações de beneficiamento.
Em geral, possuem paredes de madeira, alvenaria ou metal. Porém, a condição climática ideal é de temperatura máxima de 20ºC e umidade média de 65%. Em relação aos bags, o recomendado é que o armazém conserve no máximo 11 a 12% de umidade nos grãos.
Sendo assim, é fundamental investir na climatização de galpões de armazenamento para que esse número seja alcançado. Mais do que isso, o café pode ser atacado por fungos e bactérias.
Como implementar a climatização de galpões?
A climatização de galpões de estoque de café é um processo bastante delicado. Seja qual for a forma de armazenamento escolhida, em geral, os espaços são muito grandes e pedem equipamentos potentes que realmente condicionem as especificações recomendadas.
Uma das maneiras mais eficientes de assegurar uma boa climatização é por meio do sistema de microaspersão. Esse é um procedimento físico, que libera micropartículas de água. Com isso, o ambiente resfria, mas a água, em contato com o ar, logo evapora.
Também existem outras opções, como a ventilação, muito comum em silos, ou o ar condicionado. Nesse caso, é preciso fazer a instalação em pontos estratégicos do galpão, além de construí-lo em uma área mais seca, com boa incidência de luz solar e vento.
Quais são as principais vantagens dessa iniciativa?
A microaspersão para climatização de galpões de armazenamento de café traz inúmeras vantagens.
Totalmente automatizado, com este sistema é possível não só otimizar as condições de temperatura e umidade de armazenamento do produto, como também beneficiar a saúde e trabalho dos colaboradores, uma vez que melhora o conforto térmico, aumenta a produtividade e permite o assentamento partículas sólidas que ficam suspensas no ambiente, melhorando a qualidade do ar. Reduz, ainda, riscos de combustão, explosão e incêndio, utilizando baixos consumos de água e energia.
A eficiência energética também melhora, pois as máquinas que se submetem a altas temperaturas exigem mais energia para produzir. Em um local mais fresco e com constante renovação de ar, essa questão muda para melhor.
Existe também o fator custo-benefício. Condicionadores de ar por exemplo, são muito caros e exigem muita manutenção e alto consumo de energia. A microaspersão, por sua vez, é muito mais segura, elicaz e economiza em todos esses fatores.
E então, este artigo em que tratamos sobre estoque de café e climatização de galpões foi útil para esclarecer suas dúvidas a respeito do assunto? Se sim, aproveite para se cadastrar em nossa newsletter e receber em seu e-mail mais novidades e notícias a respeito deste e de outros temas importantes do setor.
No Comments