As inúmeras aplicações da Microaspersão

Você sabe o que é microaspersão e como ela pode ser usada? Descubra!

outubro 4, 2018
Tempo de leitura 7 min

microaspersão é um sistema que produz micropartículas de água aspergidas em alta pressão. Uma vez em contato com o ar do ambiente, essas gotículas (em geral de 2 a 15 micra) são instantaneamente evaporadas, o que torna sua ação mais rápida e uniforme.

Esse processo auxilia significativamente na redução da temperatura, bem como no controle da umidade relativa e na melhoria da qualidade do ar, por exemplo. O formato é muito aplicado no agronegócio e na indústria, além de ser um importante aliado competitivo para as empresas.

Neste post, explicamos o que são e como funcionam os sistemas de microaspersão. Conheça ainda suas principais aplicações e as vantagens dessa tecnologia. Acompanhe!

Como funciona a microaspersão?

A microaspersão, por produzir micropartículas de água, facilita sua evaporação de forma a deixar o ambiente mais homogêneo. O modelo é muito usado para obter alto desempenho e proporcionar resultados mais econômicos. Com ele, é possível aplicar nutrientes em raízes de plantas, por exemplo.

Esse formato, em geral, atua com o chamado sistema mist (também conhecido como névoa de água), que pode ser instalado sem grandes alterações estruturais. Entre os atributos da microaspersão está a capacidade de aspergir água em alta pressão de maneira rápida, fácil e com excelente custo-benefício.

Alguns sistemas garantem pressão de trabalho que pode atingir até 1200 psi. Essa característica possibilita criar gotas ainda menores e com evaporação mais rápida — assim, são estabelecidas as condições ideais para as mais variadas aplicações da tecnologia.

A microaspersão por alta pressão é a única forma de produzir névoa de água sem que haja risco de contaminação. Isso porque a água, depois de ser inserida no sistema, passa por filtros apropriados e só tem contato com o ar ambiente na saída dos microaspersores. Assim, não oferece risco de contaminação ou mesmo desenvolvimento de bactérias, o que confere segurança ao processo.

Quais são suas principais aplicações?

Os sistemas de microaspersão são muito indicados para o cultivo de plantas. Eles são especialmente úteis em espécies desenvolvidas em estufa, como hortaliças, plantas ornamentais e flores de corte.

Esse tipo de tecnologia pode ainda ser aplicado na indústria para proporcionar maior conforto térmico, melhorar a umidade relativa do ar e até desenvolver processos. Além disso, é útil em segmentos diversos, como têxtil, siderúrgico, de cigarro, galpões industriais, gráficas, câmaras frigoríficas, armazenamento de café, mineração e outros. Isso porque a perfeita umidificação do ar é essencial para garantir qualidade em processos produtivos e melhorar o rendimento de equipes.

Além de ambientes agrícolas e industriais, a microaspersão também é muito usada em projetos de redução de odoresclimatização de ambientesespaços comerciais, supermercadoshotéis, bares e restauranteseventos, e até na produção de efeitos cenográficos e sensitivos.

Quais os benefícios da microaspersão?

A implantação de sistemas de microaspersão pode trazer muitas vantagens. No caso das indústrias, por exemplo, beneficia tanto os trabalhadores quanto a cadeia produtiva da operação. Acompanhe a seguir as melhores vantagens que a utilização do procedimento acarreta.

Reduz a temperatura do ambiente

Com a climatização por meio de microaspersão, é possível reduzir a temperatura dos ambientes, sobretudo na indústria. Para o trabalhador, essa é uma forma bastante eficaz de minimizar o desgaste físico e obter ganhos de produtividade.

Potencializa as condições de produção

A melhoria das condições de produção no setor industrial é outro aspecto positivo dos sistemas de microaspersão. Isso porque eles permitem, por exemplo, a estabilização da umidade relativa do ar.

Também é notório o benefício para empresas cujo processo produtivo acarreta grande emissão de poeira. Nesses casos, os sistemas de microaspersão permitem assentar o pó e, com isso, melhoram a qualidade do ar e reduzem o risco de combustão.

Neutraliza odores

microaspersão com produto neutralizador atua diretamente no foco causador de odor e elimina o problema quando as moléculas da solução interagem com a fonte do mau cheiro. O método é eficiente porque, em vez de simplesmente mascarar a situação ou atenuar o problema, resolve-o por completo. Além do mais, é eficaz em relação a diversas origens e fases de formação.

A prática é possível porque a microaspersão por alta pressão atomiza a solução ativa (que é formada pelo produto neutralizador e pela água) e, com isso, gera uma névoa que entra em contato com os gases causadores de odor e depois evapora. O resultado é a eliminação eficiente dos gazes que provocam o mau cheiro.

Ao ser utilizada para essa finalidade, a microaspersão permite projetos personalizados e o baixo custo de consumo de energia e água. Adicionalmente, o processo interfere minimamente nos locais de instalação, é de fácil implantação, manutenção e operação.

Pode ser aplicado no tratamento de esgoto a céu aberto, na agropecuária, em aterros sanitários, na indústria de papel e celulose, bem como em uma ampla variedade de locais.

Otimiza a experiência em eventos

Além de refrescar e garantir uma experiência mais agradável a participantes de eventos, a partir da criação de um microclima aconchegante que permite um melhor conforto térmico, a microaspersão também pode ser utilizada para criar ações promocionais e efeitos especiais. É possível, por exemplo, criar infláveis de qualquer formato e tamanho com a microaspersão embutida, totalmente personalizados.

O ambiente também pode ser aromatizado para criar uma experiência exclusiva, e ainda é possível investir em efeitos cenográficos e sensitivos em ações de live marketing.

Pela sua facilidade em ser instalada nos mais diversos tipos e tamanhos de estruturas, a microaspersão pode ser usada em espaços abertos e semiabertos, como em pavilhõesestandes de feiras, leilões, exposições, shows, competições esportivaseventos corporativoscasamentos e formaturas.

Contribui o conforto térmico de animais

Um microclima adequado garante a redução do estresse dos animais, o que gera números positivos no que tange à reprodução e à produtividade. De maneira geral, a melhora no conforto térmico dos bichos pode assegurar a maior eficácia da taxa de conversão alimentar e a diminuição de problemas como a redução de peso e de produção de leite, bem como problemas de fertilidade.

No caso dos equinos, percebe-se também a redução de cólicas, além de a condição geral da climatização auxiliar na coleta apropriada de sêmen dos animais. Como o processo também ajuda a assentar partículas de poeira, diminui-se a possibilidade de que os animais adquiram doenças relacionadas à má qualidade do ar. Com essa finalidade, a microaspersão pode ser empregada em estábulos, aviários, granjas, canis, zoológicos, fazendas, jóquei clubes e sítios.

E seus benefícios não terminam aí: o sistema exige apenas água limpa e energia para funcionar — e, como já dissemos, o consumo desses recursos é baixíssimo nesse procedimento quando comparado a outros métodos disponíveis.

Assim, fica fácil concluir que a microaspersão tem rápida implementação e fácil adaptação a diversos tipos de estruturas, ademais de ser um método limpo e sustentável. Afinal, além de não poluir, ela é uma solução eficaz, moderna e inteligente.

Com a criação de gotículas por alta pressão e a capacidade de produzir uma rápida evaporação no ambiente, a microaspersão é uma ferramenta importante. Suas múltiplas aplicações fazem dela uma ótima solução para diferentes segmentos.

O que você achou deste post? Para saber mais sobre sistemas de microaspersão e sobre os 25 anos da Prime Tech no mercado, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário