A microaspersão é um sistema que produz micropartículas de água aspergidas em alta pressão. Uma vez em contato com o ar do ambiente, essas gotículas (em geral de 2 a 15 micra) são instantaneamente evaporadas, o que torna sua ação mais rápida e uniforme.
Esse processo auxilia significativamente na redução da temperatura, bem como no controle da umidade relativa e na melhoria da qualidade do ar, por exemplo. O formato é muito aplicado no agronegócio e na indústria, além de ser um importante aliado competitivo para as empresas.
Neste post, explicamos o que são e como funcionam os sistemas de microaspersão. Conheça ainda suas principais aplicações e as vantagens dessa tecnologia. Acompanhe!
Como funciona a microaspersão?
A microaspersão, por produzir micropartículas de água, facilita sua evaporação de forma a deixar o ambiente mais homogêneo. O modelo é muito usado para obter alto desempenho e proporcionar resultados mais econômicos. Com ele, é possível aplicar nutrientes em raízes de plantas, por exemplo.
Esse formato, em geral, atua com o chamado sistema mist (também conhecido como névoa de água), que pode ser instalado sem grandes alterações estruturais. Entre os atributos da microaspersão está a capacidade de aspergir água em alta pressão de maneira rápida, fácil e com excelente custo-benefício.
Alguns sistemas garantem pressão de trabalho que pode atingir até 1200 psi. Essa característica possibilita criar gotas ainda menores e com evaporação mais rápida — assim, são estabelecidas as condições ideais para as mais variadas aplicações da tecnologia.
A microaspersão por alta pressão é a única forma de produzir névoa de água sem que haja risco de contaminação. Isso porque a água, depois de ser inserida no sistema, passa por filtros apropriados e só tem contato com o ar ambiente na saída dos microaspersores. Assim, não oferece risco de contaminação ou mesmo desenvolvimento de bactérias, o que confere segurança ao processo.
Quais são suas principais aplicações?
Os sistemas de microaspersão são muito indicados para o cultivo de plantas. Eles são especialmente úteis em espécies desenvolvidas em estufa, como hortaliças, plantas ornamentais e flores de corte.
Esse tipo de tecnologia pode ainda ser aplicado na indústria para proporcionar maior conforto térmico, melhorar a umidade relativa do ar e até desenvolver processos. Além disso, é útil em segmentos diversos, como têxtil, siderúrgico, de cigarro, galpões industriais, gráficas, câmaras frigoríficas, armazenamento de café, mineração e outros. Isso porque a perfeita umidificação do ar é essencial para garantir qualidade em processos produtivos e melhorar o rendimento de equipes.
Além de ambientes agrícolas e industriais, a microaspersão também é muito usada em projetos de redução de odores, climatização de ambientes, espaços comerciais, supermercados, hotéis, bares e restaurantes, eventos, e até na produção de efeitos cenográficos e sensitivos.
Quais os benefícios da microaspersão?
A implantação de sistemas de microaspersão pode trazer muitas vantagens. No caso das indústrias, por exemplo, beneficia tanto os trabalhadores quanto a cadeia produtiva da operação. Acompanhe a seguir as melhores vantagens que a utilização do procedimento acarreta.
Reduz a temperatura do ambiente
Com a climatização por meio de microaspersão, é possível reduzir a temperatura dos ambientes, sobretudo na indústria. Para o trabalhador, essa é uma forma bastante eficaz de minimizar o desgaste físico e obter ganhos de produtividade.
Potencializa as condições de produção
A melhoria das condições de produção no setor industrial é outro aspecto positivo dos sistemas de microaspersão. Isso porque eles permitem, por exemplo, a estabilização da umidade relativa do ar.
Também é notório o benefício para empresas cujo processo produtivo acarreta grande emissão de poeira. Nesses casos, os sistemas de microaspersão permitem assentar o pó e, com isso, melhoram a qualidade do ar e reduzem o risco de combustão.
Neutraliza odores
A microaspersão com produto neutralizador atua diretamente no foco causador de odor e elimina o problema quando as moléculas da solução interagem com a fonte do mau cheiro. O método é eficiente porque, em vez de simplesmente mascarar a situação ou atenuar o problema, resolve-o por completo. Além do mais, é eficaz em relação a diversas origens e fases de formação.
A prática é possível porque a microaspersão por alta pressão atomiza a solução ativa (que é formada pelo produto neutralizador e pela água) e, com isso, gera uma névoa que entra em contato com os gases causadores de odor e depois evapora. O resultado é a eliminação eficiente dos gazes que provocam o mau cheiro.
Ao ser utilizada para essa finalidade, a microaspersão permite projetos personalizados e o baixo custo de consumo de energia e água. Adicionalmente, o processo interfere minimamente nos locais de instalação, é de fácil implantação, manutenção e operação.
Pode ser aplicado no tratamento de esgoto a céu aberto, na agropecuária, em aterros sanitários, na indústria de papel e celulose, bem como em uma ampla variedade de locais.
Otimiza a experiência em eventos
Além de refrescar e garantir uma experiência mais agradável a participantes de eventos, a partir da criação de um microclima aconchegante que permite um melhor conforto térmico, a microaspersão também pode ser utilizada para criar ações promocionais e efeitos especiais. É possível, por exemplo, criar infláveis de qualquer formato e tamanho com a microaspersão embutida, totalmente personalizados.
O ambiente também pode ser aromatizado para criar uma experiência exclusiva, e ainda é possível investir em efeitos cenográficos e sensitivos em ações de live marketing.
Pela sua facilidade em ser instalada nos mais diversos tipos e tamanhos de estruturas, a microaspersão pode ser usada em espaços abertos e semiabertos, como em pavilhões, estandes de feiras, leilões, exposições, shows, competições esportivas, eventos corporativos, casamentos e formaturas.
Contribui o conforto térmico de animais
Um microclima adequado garante a redução do estresse dos animais, o que gera números positivos no que tange à reprodução e à produtividade. De maneira geral, a melhora no conforto térmico dos bichos pode assegurar a maior eficácia da taxa de conversão alimentar e a diminuição de problemas como a redução de peso e de produção de leite, bem como problemas de fertilidade.
No caso dos equinos, percebe-se também a redução de cólicas, além de a condição geral da climatização auxiliar na coleta apropriada de sêmen dos animais. Como o processo também ajuda a assentar partículas de poeira, diminui-se a possibilidade de que os animais adquiram doenças relacionadas à má qualidade do ar. Com essa finalidade, a microaspersão pode ser empregada em estábulos, aviários, granjas, canis, zoológicos, fazendas, jóquei clubes e sítios.
E seus benefícios não terminam aí: o sistema exige apenas água limpa e energia para funcionar — e, como já dissemos, o consumo desses recursos é baixíssimo nesse procedimento quando comparado a outros métodos disponíveis.
Assim, fica fácil concluir que a microaspersão tem rápida implementação e fácil adaptação a diversos tipos de estruturas, ademais de ser um método limpo e sustentável. Afinal, além de não poluir, ela é uma solução eficaz, moderna e inteligente.
Com a criação de gotículas por alta pressão e a capacidade de produzir uma rápida evaporação no ambiente, a microaspersão é uma ferramenta importante. Suas múltiplas aplicações fazem dela uma ótima solução para diferentes segmentos.
O que você achou deste post? Para saber mais sobre sistemas de microaspersão e sobre os 25 anos da Prime Tech no mercado, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!
No Comments