As inúmeras aplicações da Microaspersão

Entenda como a microaspersão pode ser usada nas estufas agrícolas

janeiro 23, 2019

Quem trabalha com o cultivo dos mais variados tipos de plantas sabe o quanto é importante investir nos cuidados corretos e utilizar equipamentos específicos. E quando se trata das estufas agrícolas, o sistema de microaspersão é fundamental para auxiliar no crescimento saudável da plantação.

Assim, se deseja garantir a eficácia da sua produção agrícola, precisa conhecer um pouco mais desse tipo de equipamento. Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura e veja como usá-lo e quais são as suas vantagens.

Conheça as funções da microaspersão nas estufas agrícolas

A microaspersão produz e lança pequenas partículas de água em alta pressão. As gotículas evaporam de maneira rápida ao entrar em contato com o ar, proporcionando um ambiente climatizado, com a umidade necessária e controlada.

Apesar de ser bastante usada em ambientes como restaurantes e eventos, o seu emprego em grande escala acontece nas indústrias e na agricultura. Mostraremos a seguir como esse sistema pode ser bem aplicado nas estufas agrícolas. Veja só!

Controla a umidade relativa do ar

A manutenção do controle da umidade do ar é essencial para garantir a qualidade nos cultivos. Nesse sentido, a microaspersão exerce um papel importante, pois o sistema pode ser configurado para regular a umidade relativa, conforme a necessidade de cada tipo de plantio.

Controla com precisão a quantidade de água a ser aplicada nas plantas

Existem espécies de cultivo que não podem receber grande quantidade de água (flores, por exemplo), outras já precisam ficar bem molhadas. Assim, a microaspersão entra em cena para controlar todo o processo e aspergir, exatamente, a porção de água recomendada.

Aplica sanitizantes de uma forma rápida e homogênea

Os sanitizantes têm a função de desinfetar as plantas, reduzindo, de maneira significativa, as bactérias que podem contaminar toda a produção agrícola. Nesse sentido, a aplicação desse produto é outro eficaz uso da microaspersão.

A grande vantagem do sistema é que ele lançará o sanitizante de uma só vez em toda a estufa e em igual quantidade para todas as plantas, o que não ocorre quando a aplicação é manual.

Conheça as vantagens de utilizar a microaspersão

São inúmeras as vantagens do uso do sistema de microaspersão em estufas agrícolas. Confira a seguir as que separamos para você!

Economia em mão de obra

Quando a plantação recebe água ou sanitizantes de forma manual, há um custo extra com profissionais que precisam ser contratados para realizar o trabalho. Porém, quando você decide instalar a microaspersão, estará livre desse gasto.

O sistema pode ser configurado para fazer sozinho, em poucos minutos e de forma homogênea o trabalho que vários funcionários fariam em um maior espaço de tempo.

Redução de perdas

Outra vantagem é a diminuição do índice de perdas da produção, pois o ambiente umidificado corretamente, aumenta as chances de as suas plantas crescerem de maneira uniforme e saudável. Consequentemente, será possível observar um aumento satisfatório na colheita.

Menor consumo de água

Em tempos de crise hídrica, é preciso economizar! Por isso, mais um benefício que você terá ao fazer uso do sistema é a redução do consumo de água. Afinal, como apontado acima, a microaspersão libera as gotículas em alta pressão na quantidade necessária para cada caso.

Como visto, a microaspersão em estufas agrícolas pode ser usada de várias maneiras, proporcionando inúmeros benefícios. Mas é importante saber que, para você ficar totalmente satisfeito, é preciso utilizar equipamentos de qualidade, oferecidos por uma empresa com experiência e boa reputação no mercado. Só assim haverá contribuição efetiva para o crescimento da sua produção.

Ainda tem dúvida de como o sistema de microaspersão funciona? Então entre em contato conosco e descubra como podemos facilitar e otimizar esse processo. Será um prazer ajudar!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply