As inúmeras aplicações da Microaspersão

4 motivos para utilizar a microaspersão na indústria

maio 20, 2021

Ter uma indústria, independentemente da sua natureza, é ter que lidar com alguns incômodos que o negócio acarreta. Um deles é o forte calor gerado por maquinário pesado, a movimentação constante da fila de produção e dificuldade de refrigerar esses espaços.

No entanto, uma solução muito simples, rápida e de custo competitivo no mercado pode resolver esse problema. Trata-se da microaspersão na indústria.

Neste texto, vamos apresentar quatro motivos para você adotar o sistema na sua fábrica e deixar o calor, a baixa produtividade dos seus colaboradores e outros impactos negativos para trás. Continue lendo e conheça já! 

1. Use a microaspersão para climatizar

A climatização por microaspersão acontece quando um sistema produz micropartículas de água em alta pressão e as libera no ambiente. Essa dinâmica faz com que a temperatura no local diminua, mas nada seja molhado, já que a alta pressão faz com que a água evapore quase que imediatamente.

Ou seja, é possível instalar a microaspersão em qualquer tipo de indústria, já que a umidade não vai afetar o maquinário ou a sua produção. Como resultado, conforto térmico, aumento da produtividade dos funcionários e diminuição de problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho.  

2. Neutralize odores com o sistema de microaspersão

Além da climatização de ambientes, a microaspersão na indústria pode ser muito eficaz na neutralização de odores. Isso é possível porque o sistema de microaspersão pode receber, além da água, um produto capaz de realizar esta função. 

A névoa com produto ativo específico é distribuída uniformemente no ambiente, oferecendo uma solução efetiva, agindo no foco gerador do odor. Dessa forma, é possível cumprir a missão de neutralizar os odores de diferentes origens ou fases de formação.

3. Reduza perdas por meio do assentamento de partículas

Outra grande função da microaspersão, é sua capacidade em assentar os particulados sólidos em suspensão do ambiente, melhorando a qualidade do ar e reduzindo perdas ocasionadas nas diversas fases do processo de produção.

A técnica está em produzir gotas muito próximas ao tamanho das partículas em suspensão, resultando no fenômeno da Aglomeração, que é a colisão das partículas em suspensão com as micro gotículas de água produzidas pelo sistema.

A névoa de água pode ser aplicada, por exemplo, nos processos de carregamento, descarregamento, armazenagem e transferência de produtos.

4. Tenha controle da umidade relativa do ambiente

Muito utilizada na indústria têxtil e nas estufas agrícolas, a microaspersão é um componente essencial quando se trata de controle da umidade relativa do ar.

Por meio de sensores estrategicamente posicionados no ambiente e comandos automáticos que permitem a temporização, acionamento e desligamento da névoa emitida pelo sistema de microaspersão, é possível controlar e monitorar o microclima do ambiente dentro dos parâmeros ideias de temperatura e umidade relativa, proporcionando aumento de produtividade e redução de perdas. .

Como vimos, a microaspersão na indústria é um sistema inteligente que, por meio da aspersão de micropartículas de água em alta pressão no ambiente, é possível climatizá-lo, neutralizar odores, assentar particulados em suspensão e controlar o microclima ideal para sua produção.

A microaspersão oferece ainda outros benefícios, como, por exemplo, a redução da eletricidade estática, a minimização dos riscos de combustão/explosão e mesmo a desinfecção de ambientes, além de ser de fácil adaptação a qualquer estrutura, rápida instalação, baixo custo de implantação e manuteção e utilizar um baixo consumo de água e energia!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre microaspersão na indústria, que tal entrar em contato com a Prime Tech e ter a melhor solução para você e seu negócio?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply