O Brasil é um país com clima quente na maior parte do ano e algumas regiões ainda sofrem com o ar seco, que potencializa os efeitos do calor. Por causa disso, a climatização de ambientes é um processo fundamental para as empresas brasileiras.
Entre as opções de métodos de climatização disponíveis, a microaspersão se destaca pela sua eficiência em controlar a temperatura e a umidade do ar e pelo excelente custo-benefício que apresenta.
Para saber mais sobre o funcionamento dos sistemas de microaspersão e onde eles podem ser aplicados, continue a leitura do nosso post!
Como funciona e quais as vantagens da microaspersão?
A microaspersão se baseia em um processo de produção de micropartículas de água, que são aspergidas no ambiente em alta pressão. Como consequência, essas gotículas de água evaporam quase instantaneamente, diminuindo a temperatura local e ajudando a controlar a umidade relativa.
Esse processo é um mecanismo físico natural, que aproveita as propriedades da água para criar os efeitos desejados sem gerar poluentes e com baixíssimo custo de água e energia. Sendo assim, é mais sustentável do que outras soluções para climatizar espaços.
Outra vantagem é que os sistemas são muito versáteis e podem ser instalados rapidamente, sem a necessidade de interferir na estrutura dos prédios, como acontece no caso dos condicionadores de ar. Além disso, os custos de manutenção são muito reduzidos se você contratar uma empresa especializada para instalá-los corretamente.
Onde aplicar a microaspersão?
Os primeiros setores a utilizar a microaspersão no Brasil foram os supermercados e fábricas, que se beneficiaram da praticidade dos sistemas para climatizar seus grandes espaços, que antes dependiam de condicionadores de ar, cuja manutenção era mais custosa. No caso dos supermercados, além da climatização da loja, os sistemas também são usados para aumentar a vida útil dos produtos hortifrutícolas frescos em suas gôndolas. Ao longo do tempo, muitos outros estabelecimentos perceberam as vantagens de optar pela climatização por microaspersão e começaram a utilizá-lo.
Confira abaixo uma lista com as principais aplicações!
Cafés, bares e hotéis
Esses estabelecimentos geralmente têm climatização por condicionador de ar em seus ambientes internos, já que não costumam ter espaço suficiente para recorrer à microaspersão. No entanto, aqueles que contam com área interna grande e pé direito alto ou área externa, podem se beneficiar da microaspersão para tornar o ambiente mais agradável para seus clientes.
Eventos
Alguns eventos são realizados em espaços muito grandes e que não contam com climatização própria, como é o caso de feiras, eventos esportivos e festivais. Dessa maneira, cada vez mais esses eventos recorrem às empresas de microaspersão como alternativa para refrescar os espaços e oferecer mais conforto aos seus participantes.
Além da climatização, a microaspersão ainda pode ser usada como instrumento de cenografia, criando efeitos com o espalhamento das partículas de água, ou como recurso de marketing sensorial, usada para lançar aromas.
Plantações
Algumas regiões do país podem ter dificuldade para cultivo de hortaliças, devido aos contratempos do clima. Com a microaspersão, é possível criar estufas, com a temperatura e a umidade perfeitas para permitir o desenvolvimento dessas plantas.
Criação de animais
Não são somente as pessoas que podem ser favorecidas pela climatização por microaspersão. Algumas fazendas de criação de animais também estão utilizando a tecnologia para promover o conforto térmico para os bichos e diminuir a taxa de estresse, o que facilita questões como a alimentação e a reprodução.
Como você pode ver, a microaspersão é uma tecnologia muito versátil, utilizada nos setores mais variados e com a capacidade de criar diferentes efeitos. Optar por ela é dar preferência a uma solução sustentável e de baixo custo de instalação e manutenção, entre outras tantas vantagens que ela oferece.
Agora que você já sabe como pode fazer a climatização de ambientes com a microaspersão, entre em contato com a PrimeTech e conheça os serviços disponibilizados pela empresa.
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