As inúmeras aplicações da Microaspersão

Entenda a importância da microaspersão em câmaras frias

junho 3, 2019

A refrigeração para câmara fria é um processo muito importante, pois graças a ela que se preservam frutas, verduras, legumes, queijos e carnes em estabelecimentos comerciais e industriais, como frigoríficos, supermercados, hortifrutis e açougues. Fazer essa refrigeração é indispensável e requer bastante cuidado na hora de escolher os melhores equipamentos para garantir a eficiência do sistema. 

O método mais empregado é aquele que usa refrigeradores convencionais, mas o que muitas pessoas não sabem é que eles têm limitações e podem até mesmo acelerar o processo de desgaste dos alimentos. Para otimizá-los, é possível contar com sistemas de microaspersão, que ajudam a controlar a umidade relativa do ar e a prolongar a vida útil dos gêneros. 

Se você quer saber mais sobre a relação entre microaspersão e refrigeração de câmaras frias, é só continuar lendo este post!

Por que optar pela microaspersão?

Se você já visitou uma cachoeira, deve ter percebido que o ambiente ao redor dela se torna mais úmido e fresco. Essa sensação se dá graças à liberação e evaporação da água, que ajuda a diminuir a temperatura do ambiente.

microaspersão se vale do mesmo princípio da cachoeira para funcionar. Ela é uma tecnologia que funciona a partir da liberação de micropartículas de água que evaporam assim que são aspergidas no ambiente, dando origem ao processo de atomização. Com isso, a temperatura é diminuída e é possível recuperar a umidade, perdida anteriormente com o uso de refrigeradores. 

Agora, confira alguns benefícios de contar com os sistemas de microaspersão para manter a refrigeração das câmaras frias.

Fácil instalação

Os sistemas de microaspersão podem ser instalados sem a alteração da estrutura do ambiente, o que diminui o tempo e os custos desse procedimento. Além disso, ao contratar uma empresa especializada no assunto, você vai contar com uma equipe de profissionais prontos para instalar e entregar o sistema em pleno funcionamento.

Controle da umidade

Como já foi dito mais acima, os sistemas de refrigeração tradicionais tornam o ambiente mais seco, o que pode prejudicar a preservação dos alimentos, já que eles correm o risco de ressecar rapidamente. Com a microaspersão, você deixa esse problema de lado, pois a evaporação da água tem como principal consequência o aumento da umidade no local. 

Otimização do amadurecimento de vegetais

Para amadurecer, os vegetais precisam de um ambiente com umidade alta, o que pode ser um grande desafio, principalmente em regiões de clima seco. Contando com o sistema de microaspersão, o controle da umidade proporcionado pelos equipamentos garante o ambiente perfeito para os gêneros.

Manutenção dos valores nutricionais

O funcionamento dos sistemas de microaspersão depende apenas de um processo físico de evaporação da água. Dessa forma, não conta com a adição de produtos químicos, que poderiam prejudicar os alimentos. Logo, é possível instalar os sistemas sem preocupação, já que os valores nutricionais dos alimentos são mantidos. 

Como você pôde ver, os sistemas de microaspersão são perfeitos para quem busca melhorar as condições climáticas de suas câmaras frias e oferecer produtos alimentícios de maior qualidade para seus clientes. 

Agora que você já entendeu por que deve contar com a microaspersão para otimizar a conservação de seus produtos nas câmaras frias, entre em contato com a Prime Tech e solicite seu orçamento!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply