Se você tem ou está planejando investir em Garden centers, precisa se atentar à importância do controle de temperatura e umidade de seu estabelecimento. Disso dependerá a saúde e conservação das plantas que ele vai abrigar.
Escolher bons fornecedores, selecionar produtos de qualidade, organizá-los corretamente na loja e criar um ambiente agradável ao seu consumidor são itens tão importantes quanto equipar corretamente a loja para oferecer as melhores condições para as plantas que estarão expostas. Isso impactará não somente na melhor conservação dos produtos, como também numa positiva percepção de seus consumidores no cuidado com elas e, ainda melhor, num aumento de faturamento!
Neste texto, vamos ensiná-lo a cuidar adequadamente desse tipo de empreendimento e a monitorar as condições climáticas do local para que suas plantas estejam sempre bonitas e saudáveis e suas perdas sejam reduzidas. Se você quer saber tudo sobre Garden centers, continue lendo e aprenda mais!
O que são Garden centers?
São verdadeiros centros de jardinagem, que comercializam diversos tipos plantas — frutíferas, decorativas, mudas e até temperos —, além de produtos relacionados à elas.
Mas, com tanta variedade e necessidades específicas das espécies, elas precisam de um controle rigoroso do ambiente, com ventilação, climatização e umidificação adequadas.
Como planejar os diversos ambientes?
A primeira coisa para cuidar do seu empreendimento corretamente é definir quais espécies você vai comercializar e quais são as necessidades de cada uma delas — maior ou menor umidade, temperaturas mais frias ou mais amenas, ambientação no sol ou na sombra, entre outras.
De posse dessas informações, deve-se distribuí-las adequadamente nos diversos ambientes do estabelecimento, agrupando plantas com mesmas necessidades climáticas em cada um deles e nomear cada uma, afim de facilitar a identificação delas pelo consumidor.
Feita esta etapa, é hora de investir em um sistema de microaspersão, que permitirá o controle da temperatura e umidade relativa do ar, imprescindíveis para este tipo de negócio. Instalado homogeneamente no local, esse sistema emitirá uma fina névoa no ambiente, criando um microclima ideal para melhor conservação, exposição e desenvolvimento das plantas.
É importante lembrar que a cobertura escolhida para os espaços deve ser compatível com as espécies que vai abrigar. Aberturas e ventilação naturais também são itens importantes a serem considerados.
Como funciona o sistema de microaspersão?
O sistema de microaspersão produz micropartículas de água em alta pressão que, uma vez aspergidas no ambiente, se evaporam rapidamente. Ao evaporarem, elas ‘roubam’ calor do ar, permitindo a redução da temperatura e o aumento da umidade relativa. Por meio de um painel temporizador interligado a um sensor de temperatura e umidade instalado no local, a névoa é acionada automaticamente, seguindo parâmetros previamente registrados no sistema, considerando-se itens importantes como: condições climáticas da região, necessidades das plantas e o ambiente em que se encontram.
Quais as vantagens da microaspersão?
Oferecer o melhor microclima para as plantas é a principal delas, mas as vantagens vão muito além, confira:
- melhora o aspecto das plantas, tornando-as ainda mais atrativas ao consumidor;
- prolonga a conservação e qualidade das plantas;
- crescimento das plantas em condições ideias;
- redução do “stress” vegetal e seus efeitos prejudiciais;
- aumento do tempo de exposição das plantas na loja, reduzindo necessidade de reposição recorrente;
- redução das perdas e degradação de flores, hortaliças e mudas, devido às condições favoráveis oferecidas pela microaspersão;
- redução na demanda de água e consequente mão de obra de rega, uma vez que diminuem as perdas por evapotranspiração;
- apresenta altos índices de germinação e enraizamento das mudas;
- dificulta o desenvolvimento de doenças nas plantas, fundamental para seu pleno desenvolvimento;
- permite a aspersão de nutrientes e outros produtos em micropartículas;
- oferece personalização de temperaturas e umidificação em diferentes ambientes;
- economiza água, uma vez que a microaspersão libera apenas a quantidade necessária, sem desperdício ou superumidificação;
- permite a climatização do estabelecimento como um todo e não apenas para as plantas;
- fácil e rápida implementação, sem necessidade de mudanças estruturais no local;
- manutenção fácil e de baixo custo;
- baixo consumo de água e energia elétrica.
Como vimos, investir em Garden centers pode ser uma excelente ideia de empreendimento se você usar o planejamento e os equipamentos corretos para manejá-lo e aumentar a produção das suas espécies.
Um deles é o sistema de microaspersão, que produz micropartículas de água que, suspensas no ar, ajudam a manter o controle de temperatura do seu centro de jardinagem. Elas também umidificam o ambiente, proporcionando às plantas um microclima ideal, podendo inclusive aspergir nutrientes ou sanitizantes para afastar possíveis pragas. Tudo de modo simples e prático!
Agora que você já sabe tudo sobre a microaspersão em Garden centers, que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e informar mais pessoas sobre o tema?
Quer saber mais em como implementar um sistema de microaspersão em seu Garden center? Traga seu projeto para a Prime Tech e conte com nossa equipe de especialistas para auxiliá-lo no que for necessário!
No Comments