O Brasil é um país de clima predominantemente tropical. A sua média anual de temperatura pode chegar aos 28°C em algumas regiões, sendo a média nacional em torno de 23°C, que já é bastante elevada para um país de dimensões continentais.
É por isso que a climatização em galpões e centros logísticos é tão relevante.
Apesar de estarmos acostumados a locais mais quentes, a microaspersão faz uma grande diferença para os colaboradores que trabalham em locais fechados, para os produtos que ficam armazenados e, inclusive, para o maquinário utilizado nas operações. Afinal, o conforto térmico com umidade controlada torna o ambiente muito mais adequado às suas atividades.
Foi pensando nisso que trouxemos este conteúdo. Aqui, explicaremos detalhadamente a importância da climatização por microaspersão e quais são os seus benefícios!
Qual a importância da climatização para esses locais?
Galpões e centros logísticos são ótimos locais para armazenamento. No entanto, sabemos que, por serem espaços com pouca ventilação, uma grande quantidade de produtos estocados e movimentação de maquinário, podem ser extremamente quentes.
Por esses motivos é importante investir em um sistema de climatização, assegurando as boas condições no ambiente de trabalho, bem como na melhor conservação, preservação e durabilidade dos produtos, sejam eles perecíveis ou não perecíveis.
Por que escolher a microaspersão?
A microaspersão é bastante conhecida para a climatização e umidificação de ambientes amplos, abertos e semiabertos.
Entretanto, podemos listar com mais detalhes estes e outros benefícios muito importantes que os sistemas de microaspersão proporcionam. Veja quais são eles!
Redução da temperatura e controle da umidade do ar
Com as micropartículas de água em alta pressão sendo aspergidas no ambiente, por serem tão pequenas, uma vez em contato com o ar, elas se evaporam rapidamente. Ao se evaporarem, elas ‘roubam’ calor do ar, ocasionando a redução da temperatura e conferindo, assim, um aumento do conforto térmico, proporcionando temperaturas mais propícias ao armazenamento e trabalho interno.
Além de refrescar o ambiente, a microaspersão também é capaz de controlar a umidade relativa do ar, melhorando sua qualidade, tornando-o mais agradável e adequado ao trabalho no local bem como à estocagem dos produtos.
Alguns produtos num clima seco por exemplo, em especial no setor do Agronegócio, tendem a perder umidade, reduzindo seu peso e depreciando sua qualidade, acabando por impactar diretamente em seu valor final. Por isso a importância de um controle minucioso da umidade do ar.
Para os colaboradores, tais benefícios melhoram não apenas seu bem estar e produtividade como também reduzem a incidência de doenças, insalubridade e faltas no trabalho.
Assentamento partículas
A microaspersão também produz gotas muito próximas ao tamanho das partículas de pó em suspensão, promovendo o fenômeno chamado aglomeração, que é a colisão das partículas em suspensão com as micro gotículas de água. Assim, permite, por exemplo, o assentamento de particulados sólidos em suspensão no ar gerados durante os processos de carregamento, descarregamento, armazenagem e transferência de produtos; a redução da eletricidade estática e a minimização dos riscos de combustão e incêndio.
Rapidez na implementação
De rápida instalação, os sistemas de microaspersão se adaptam facilmente em diversos tipos de estruturas, não exigindo, portanto, nenhuma mudança física ou obra no local para sua instalação, funcionando muito bem em espaços abertos ou semiabertos.
Facilidade de operação e controle
O controle do equipamento também é fácil e prático. Sensores de temperatura e umidade distribuídos estrategicamente no ambiente são interligados a um painel de comando. Este, por sua vez, aciona e desliga automaticamente a emissão da névoa conforme parâmetros predefinidos e registrados no sistema.
Flexibilidade de integração com o ar condicionado
Muitas pessoas questionam se o sistema de microaspersão pode ser utilizado junto ao ar condicionado comum, e a resposta é sim. O ponto positivo dessa junção é que, assim, você conseguirá reduzir a sensação de secura, bem como melhorar os impactos do ar seco nos produtos estocados e, ainda mais importante, na saúde dos colaboradores.
Pre-cooling
Outra possibilidade de uso da microaspersão em conjunto aos aparelhos de ar condicionado é na aplicação que chamamos de Pre-cooling. Ela consiste em resfriar, por meio da microaspersão, a entrada do ar dos condensadores, economizando energia, potencializando seu funcionamento, aumentando sua durabilidade e, principalmente, evitando paradas por superaquecimento das máquinas nos períodos de forte calor.
Baixo consumo de água e energia
Além de garantir um microclima ideal no local, o sistema de microaspersão consome pouca água e energia para seu funcionamento.
Graças aos controladores presentes no sistema, o uso da água é otimizado conforme as necessidades do local e restrito à sua total utilização, não havendo desperdícios. Seu consumo em energia é também bastante reduzido, principalmente se comparado aos equipamentos de ar condicionado.
E ainda…
O sistema de microaspersão é silencioso e extremamente discreto! Sua manutenção é fácil e de baixo custo, não oferece risco ao maquinário e não polui o ambiente podendo, inclusive, ser utilizado na neutralização de odores e na desinfecção de ambientes!
Quer conhecer mais e garantir essas vantagens para o seu espaço? Oferecemos projetos personalizados e adequados às necessidades específicas de cada cliente.
Então entre em contato conosco e traga seu projeto para a Prime Tech!
Conte com nossa experiência de 27 anos na tecnologia da microaspersão! Será um prazer atendê-lo!
No Comments