Se você quer melhorar a produtividade e proporcionar mais conforto aos animais do seu criadouro, precisa investir na climatização para aumentar o conforto térmico na criação de suínos.
Porém, fica a dúvida: ‘Qual a melhor solução?’. Saiba que a microaspersão, além da climatização, possibilita, entre outros, a umidificação e o assentamento de partículas por exemplo, que só trazem benefícios para a sua empresa. Afinal, alcançar um rendimento satisfatório na produção da carne suína é o objetivo de todos os produtores, você concorda?
Sendo assim, ter atenção com a ambientação do criadouro é essencial para evitar prejuízos ao seu negócio. Quer saber por que você deve se preocupar em melhorar o conforto térmico na criação de suínos? Venha conosco, pois apresentaremos tudo sobre o assunto!
Reduz o tempo necessário para o animal atingir o peso de abate
O conforto térmico está relacionado com as fases de crescimento do animal, que apresenta diferentes necessidades em cada uma delas. Por exemplo, os leitões precisam de temperaturas entre 31 °C e 34 °C. Já quando completam 35 dias, é necessário reduzi-la, mantendo-a entre 26 °C e 30 °C.
Ao proporcionar o conforto térmico na criação de suínos de uma forma adequada, você reduz o tempo necessário para o animal atingir o peso de abate. Assim, ele cresce e se desenvolve de forma saudável, garantindo a sua lucratividade e evitando desperdícios.
Afinal, se ele atingir o peso certo no período adequado, você evitará gastar com medicamentos, suplementos, ração, água, energia elétrica e todos os outros custos que envolvem o bem-estar do suíno.
Diminui consideravelmente o estresse do animal
Você sabia que a saúde dos suínos é mensurada a partir da observação do seu estado físico?
Por isso, quando o porco está estressado, costuma liberar altos níveis do hormônio cortisol. Isso, além de gerar desconforto ao animal, ainda pode prejudicar a qualidade da carne e também a taxa de fertilidade das fêmeas. Nessas situações, os suínos ainda costumam emitir sons que podem deixar todos os outros animais muito agitados.
Sendo assim, é necessário ter uma atenção redobrada para que os porcos não se sintam estressados.
Favorece o comportamento natural do animal
Quando o suíno consegue expressar o seu comportamento natural, não causa prejuízos ao seu desempenho zootécnico. Além disso, é essencial que os animais que vivem em criadouros estejam:
- livres do estresse (conforme citamos anteriormente);
- sem desconfortos;
- em um ambiente limpo e agradável para o descanso;
- bem nutridos;
- com acesso livre à água fresca;
- com um bom suporte veterinário;
- sem ferimentos ou dor.
Portanto, quando o porco está em um ambiente agradável, consegue se movimentar naturalmente e manifestar os seus hábitos naturais — o que é extremamente fundamental para a sua qualidade de vida.
Preocupar-se com o conforto térmico na criação de suínos é essencial para garantir tanto o bem-estar do animal quanto o bom andamento do seu negócio. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a climatização por microaspersão em criadouros. Você também é uma delas?
Então, aproveite para trocar uma ideia com um especialista no tema! Se você quer criar um microclima favorável para o seu animal, aumentando a reprodução e a produtividade, entre em contato conosco! Explicaremos tudo sobre a umidificação e o resfriamento! Estamos esperando você, certo?
No Comments