O conforto térmico é um conceito importante para edificações em geral, valendo também para áreas abertas. Ele não se refere apenas à temperatura do ar, pois outras variáveis atuam para deixar o ambiente termicamente confortável: umidade relativa do ar, temperatura radiante, velocidade dos ventos, metabolismo humano, hábitos alimentares, idade, sexo.
Um bom projeto arquitetônico deve contemplar o clima, os materiais usados na construção, a ocupação do lugar, os sistemas e os equipamentos.
Deseja saber como oferecer mais conforto aos seus clientes? Então, veja mais sobre conforto térmico em áreas abertas!
Fique por dentro do conceito de equilíbrio térmico
Um conceito associado ao conforto térmico é o equilíbrio térmico.
O equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos alcançam igual temperatura. O fenômeno está relacionado ao processo de transferência espontânea de calor: o corpo mais quente transfere calor para o mais frio até que ambos fiquem com a temperatura equilibrada.
Quando há desequilíbrio térmico em um bar, restaurante ou café, o ambiente fica mais quente, o que gera desconforto térmico nos usuários.
Por esse motivo, é necessário recorrer a estratégias que permitam alcançar o equilíbrio entre a temperatura externa e a temperatura corporal dos que estão ali presentes.
Entenda os parâmetros para o conforto térmico em áreas abertas
Os parâmetros para garantir o conforto térmico em áreas abertas foram citados na introdução, como:
- temperatura do ar: para áreas abertas e semiabertas, a temperatura ideal deve ficar entre 20 a 24º C, no verão; e entre 23 a 26º C, no inverno (segundo a norma da ABNT ISO 9241/2011);
- umidade relativa do ar: é a relação entre o volume de água presente no ar e a quantidade máxima que poderia existir nessa mesma temperatura (ponto de saturação);
- temperatura radiante média: é a temperatura média na superfície dos elementos, como mesas e cadeiras;
- velocidade dos ventos: ela não provoca a queda na temperatura, mas causa a sensação de resfriamento;
- vestimentas: roupas mais leves e de cores claras são mais confortáveis.
Descubra 3 dicas para aumentar o conforto térmico em áreas abertas
Agora vamos dar algumas dicas para melhorar o conforto térmico em áreas abertas de bares, restaurantes, cafés e outros locais.
1. Recorra à microaspersão
Existem diferentes formas de climatizar os espaços abertos. Uma delas — senão a mais indicada e adaptada para essa função — é a microaspersão. Apresentada em 3 formatos principais: sistema de linhas (Mist), de ventiladores (Breesty) ou mesmo acoplada em infláveis ou peças cenográficas/publicitárias, que podem ser de diversos tamanhos e formas diferentes.
Possibilita, ainda, soluções personalizadas de microaspersão, as quais respeitam o perfil do ambiente e são facilmente adaptáveis a diversos tipos de estruturas, espaços e necessidades.
O sistema Mist é formado por um conjunto de linhas de microaspersão que atomiza a água em pressão elevada. Por ser muito versátil, não precisa mexer na estrutura do ambiente para sua instalação.
O sistema Breesty combina a microaspersão com a ventilação. A fina névoa de água atomizada é impulsionada pelo ventilador e contribui para acelerar a evaporação e diminuir a temperatura do ambiente.
Os infláveis com microaspersão são ideais para festivais e shows, eventos esportivos, ações de live marketing, espaços patrocinados ou mesmo áreas destinadas à criançada em parques, hotéis e outras áreas abertas. As linhas de microaspersão ficam embutidas nos infláveis.
2. Use coberturas e subcoberturas adequadas
Os telhados são proteções eficazes contra a incidência da radiação do sol.
Veja algumas soluções de telhado e cobertura:
- telhas “sanduíche”, que já contam com isolante térmico (como as metálicas);
- subcoberturas, que têm uma ou duas faces de alumínio e servem como barreiras para a radiação;
- foil de alumínio e prata, que pode ser instalado sob a cobertura;
- telhado verde, que é isolante térmico e atua também absorvendo a radiação solar e a água.
3. Aproveite os ventiladores já existentes
Usar ventiladores que apenas circulam o ar quente não é suficiente. No entanto, você pode se valer dos ventiladores já existentes, equipando-os com um sistema de microaspersão.
Vale observar que os equipamentos de microaspersão podem ser comprados ou locados.
Quer saber mais sobre as soluções que podem ser oferecidas ao seu negócio? Consulte um especialista Prime Tech!
No Comments